« Home | Canal da Costa » | Água Poluída - Projeto Genesis » | Projeto Genesis - Valão de Vila Velha » | Eleições 2006 - 2o. Turno » | Antártica » | Mar Morto » | Ser Educador (tarefa nada fácil) » | Semana da Criança » | 12 de Outubro » | XVII Feira do Verde » 

24 novembro 2006 

Pontuação

Leia o texto abaixo e veja qual seria a pontuação adequada no bilhete citado.


Uma lição para a vida

Esses dias minha mãe escreveu um bilhete pra mim o qual me deixou muito confusa. O bilhete era o seguinte:

“Não esqueça nunca ligue para seu tio que está muito doente.”

Naquele momento não entendi bem a situação, pois poderia ter dois sentidos completamente contrários dependendo de como fosse pontuado.
Então, decidi não ligar, e pensei: “que diferença faz se eu ligasse ou não para tio Zé, ele nunca gostou de telefone mesmo”.
Minha mãe chegou em casa super cansada do trabalho, até entendo, era 11 horas da noite. Logo foi ao meu quarto, me acordou e disse:
- Filha, você ligou para seu tio?
- Não, mãe...
- Mas eu deixei um bilhete para você! Você não leu?
- Eu li, mas não consegui entender direito, pois ele não estava pontuado e poderia ter dois sentidos...
- Acontece que, hoje à tarde, me ligaram do hospital e disseram que ele tinha falecido, porque a falta do remédio causa parada cardíaca e ele tinha que tomar esse remédio uma vez ao dia. E o meu combinado com ele era que quando você ligasse, ele tomaria o remédio.
Fiquei sem palavras, fui para a cama dormir, mas não consegui, pois estava com maior peso na consciência, afinal, de certa forma eu que matei meu tio.
Depois deste trauma fiquei cinco meses em uma clínica de recuperação psicológica, voltei para casa. E recebi a notícia de que meus pais tinham se separado.
Ou seja, às vezes a pontuação pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa: pode ser o ponto final ou pode ser reticências, e assim eu e minha família pudemos aprender com esses fatos.

Bianca e Nathália Faneli - 7a. série A
Professora Elaine - Língua Portuguesa

não esqueça nunca! Ligue para seu tio que está muito doente.

Ei galerinha :)

Amei o textinho ;]
É, isso aí !!!

beijos
Lais Lugon

Well , i am a english and this blog is emo, and i want to make a complain , my room is very noisy! _ OH! sorry i´ll change your room
_ New york is a multicultural city, very expansive!!

nao se esqueça nunca!!! ligue para o seu tio, que esta muito doente.

q tragédia!

“Não esqueça nunca. Ligue para seu tio, que está muito doente.”

tá legal o blog :)
beijos :*

“Não esqueça nunca! ligue para seu tio que está muito doente.”

Meninas, ficou bem criativo! Parabéns... Professora Elaine

Não esqueça nunca: Ligue para o seu tio, que esta muito doente.
AAA
Acertei?
Espero que sim...

BJOSS
(O trabalho ficou ótimo)
FERNANDA
7 série A

Não esqueça nunca: Ligue para o seu tio que esta muito doente.
Acertei genti?
Espero q sim
ADOLU-VCS
BJUS
FERNANDA
7 Série A

aaaaaaaaaah mulheke!
tudo certinho...
muito dramatico nosso texto,mais, mais dramatico ainda, é tá 7 e 4o da manhã no laboratorio de informatica, na aula de sintaxe, e pra melhorar, no 1 horario, do lado da bianca!
DERROTA TOOTAL! ahhahahahahahahah
brincadeiiira!
eeeee
tá ai nosso texto (L)
UHUUUUUL
AMO VOCÊS
as: Nathália Faneli


----------------------------------


BIANCA NAO TEM NADA A DECLARAR
TCHAU :)

fala ae
texto irado
so mais u nosso
aheuahueahuehaeu
amo vcs ;]

;*

joao victor

Enviar um comentário

Colégio São José is powered by Blogspot and Gecko & Fly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
First Aid and Health Information at Medical Health