« Home | XVII Feira do Verde » | Eleições CSJ » | Acordar, Viver » | Projeto Genesis » | Mariana » | Mangue: a árvore da vida » | Ouro Preto » | Atentado de 11 setembro » | 7 de setembro » | Eleições 2006 » 

11 outubro 2006 

12 de Outubro


Em 12 de outubro de 1492 oficialmente os primeiros europeus (espanhóis), sob o comando de Cristóvão Colombo, chegavam ao continente americano, seguidos por portugueses, ingleses, holandeses. A história européia os consagrou como grandes heróis por isso tiveram seus nomes associados a monumentos, praças e ruas. Para nós, americanos, estes europeus nunca poderiam ser chamados de descobridores, e sim de conquistadores. Conquistadores gananciosos e sem escrúpulos que cometeram diversas atrocidades: extermínio de milhões de nativos, apropriação indevida de nossas riquezas, devastação das florestas, imposição religiosa, escravização de seres humanos, etc. Atingindo uma estupidez sem limites pois chegaram a apostarem entre si quem conseguiria adivinhar o sexo dos filhos que as nativas carregavam no ventre. Para saber o resultado dessa sórdida aposta, cortavam a barriga da mãe (era apenas uma índia, uma nativa), sem dó e sem piedade, retiravam do seu ventre a criança. Nada demais, para aqueles "europeus civilizados". Aquelas vidas não tinham importância, nativos não eram cristãos e segundo a Igreja Cristã o sofrimento contribuia para purificação desse povo tão ignorante que os europeus aqui haviam "descoberto". Foram poucos os religiosos que perceberam e enxergaram, entre eles destacou-se Frei Bartolomeu da Las Casas, os nativos como seres humanos, puros e portadores de sentimentos como qualquer ser vivo e racional. Ressalto também a grandeza do inesquecível Papa João Paulo II ao pedir perdão pelos erros cometidos pela Igreja no passado.

Neste momento histórico que atravessamos, se faz necessário repensar todos os nossos atos em relação aos nossos semelhantes e pedirmos a Nossa Senhora Aparecida: bênçãos, solidariedade, paz e amor para toda a humanidade, especialmente para todos as crianças. Fico a pensar: ironia ou coincidência? O dia 12 de outubro ser dedicado: as crianças, a Nossa Senhora Aparecida e também a chegada dos europeus a nossa terra ou como os espanhóis afirmaram: a "descoberta da América" por Cristóvão Colombo.

Sueli Calazans
Professora de História

Colégio São José is powered by Blogspot and Gecko & Fly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
First Aid and Health Information at Medical Health